Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

O local mais frio do planeta

Mäyjo, 27.12.13

O local mais frio do planeta

 

O local mais frio do planeta situa-se no planalto leste da Antárctida, num cume elevado, onde as temperaturas podem descer até menos 92ºC em várias grutas durante uma noite limpa de inverno.

Os cientistas do National Snow and Ice Data Center fizeram a descoberta enquanto analisavam detalhados mapas da superfície terrestre, que foram elaborados com dados a partir de sensores remotos de satélites, incluindo o sensor MODIS, alocado no satélite Aqua da NASA, e o TIRS, colocado no Landsat 8, um projecto conjunto da NASA e do US Geologial Survey.

Os investigadores analisaram 32 anos de dados provenientes dos diferentes satélites que monitorizam a temperatura da superfície da Antárctida, refere o Live Leak. Este cume fica localizado entre o Monte Arugs e o Monte Fuji. A temperatura mais baixa foi registada em Agosto de 2010, quando os sensores dos satélites registaram temperaturas de menos 93,2 graus Celsius.

Este novo valor é mais baixo vários graus que a antiga temperatura mais baixa registada, de cerca de menos 89,2 graus Celsius. Este valor havia sido registado em 1983 na Estação Russa de Investigação de Vostok, no este da Antárctida.

Embora estes tenham sido as temperaturas mais baixas do planeta registadas pelos sensores dos satélites, os locais permanentemente habitados com as temperaturas mais baixas registadas ficam localizadas no noroeste da Sibéria, onde os valores desceram até cerca de menos 67,8 graus Celsius nas cidades de Verkhoyansk, em 1892, e em Oimekon, em 1933.